Fluxo de Trabalho
Um fluxo de trabalho representa as etapas pelas quais um documento deve passar até que a saída desejada seja obtida. Normalmente, o passo de uma fase para outra ocorre pelas ações do usuário.
A seção anterior descreveu o processo de criação de uma regra sobre uma pasta, uma das ações que podemos realizar no conteúdo da pasta é adicionar um fluxo de trabalho simples.
O fluxo de trabalho simples permite associar ações de aprovação e rejeição e definir como elas afetarão seu conteúdo. Por exemplo, podemos definir um conjunto de regras para criar um fluxo de trabalho que gerencie o conteúdo da seguinte forma:
1. Usuários com permissões apropriadas podem aprovar conteúdo na pasta Rascunhos.
2. Quando você aprova um documento, ele é movido para a pasta de Revisão Pendente.
3. Usuários com permissões apropriadas podem aprovar documentos nesta pasta.
4. Quando você aprova um documento nesta pasta, ele é movido para a pasta Publicada. Se o conteúdo for rejeitado, ele será transferido para a pasta Rascunhos.
Para implementar o exemplo anterior devemos criar duas regras, uma para a pasta Desenhistas e outra para a pasta Revisão Pendente, cuja ação é Adicionar Fluxo de Trabalho Simples e o comportamento das ações de Aprovação/Rejeição da seguinte forma.
Aprovar | Rejeitar | |
---|---|---|
Rascunhos | Mover para Pendentes de revisão | - |
Revisão pendente | Mover a Publicado | Mude para rascunhos |
Figura 1 - Criação de regras com fluxo de trabalho associado
Outra forma de trabalhar com fluxos de trabalho é associá-lo diretamente a um documento na biblioteca. Para isso, nas ações do documento, você deve selecionar Iniciar um fluxo de trabalho e selecionar um dos fluxos de trabalho disponíveis padrão.
Figura 2 - Fluxo de trabalho disponivel por padrão
Figura 3 - Selecionar um fluxo de trabalho associado
1
Nova tarefa: Atribuir uma nova tarefa a si mesmo ou a um colega.
2
Revisão em grupo: Atribuir uma tarefa de revisão a um grupo.
4
Revisão Única: Atribuir uma tarefa de revisão a um único revisor
5
Um ou mais revisores: Atribuir uma tarefa de revisão a vários revisores.
Uma vez selecionado o tipo de fluxo de trabalho, precisamos preencher os detalhes do fluxo de trabalho, como a mensagem que o usuário receberá, prioridade, data de vencimento ou pessoal atribuído à tarefa.
Figura 4 - Uma tela inicial de fluxo de trabalho
Assim que o fluxo de trabalho começar, os usuários designados terão a tarefa no dashlet My Tasks no painel doméstico. A partir deste dashlet também é possível iniciar um fluxo a partir do link correspondente.
Figura 5 - Minhas tarefas