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Gerenciar Usuários

Antes de poder configurar qualquer segurança, você precisa de usuários e grupos para trabalhar. Use essas informações para administrar seus usuários. A ferramenta Gerenciar Usuários do Painel de Segurança do Surface permite que você crie e gerencie as contas de usuário.

Novo Usuário

Figura 1 – Janela Gerenciar Usuários

1

Botão para criação de novo usuário.

2

Campo de pesquisa para buscar usuários cadastrados.

3

Menu Ações para selecionar operações sobre o usuário pesquisado.


Novo Usuário

Figura 2 – Menu Ações do Usuário

Criar novo usuário

Crie contas de usuário com a opção Gerência de Usuários.

1. Clique em Painel de Segurança, opção Gerenciar Usuários. Você verá a página Pesquisa do usuário.

2. Clique em Novo usuário. Novo Perfil de Segurança

  • A página Novo usuário é exibida. Os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios.

3. Preencha todos os campos de usuário obrigatórios.

Novo Usuário

Figura 3 – Janela Novo Usuário

1

Nome: Digite o primeiro nome do novo usuário. Corresponde ao nome da pessoa a qual pertence o usuário.

2

Sobrenome: Digite o segundo nome do novo usuário. Corresponde ao sobrenome da pessoa a qual pertence o usuário.

3

E-mail: Digite um endereço de e-mail que o usuário usará para receber e-mails de notificação.

ATENÇÃO:

Um mesmo endereço de email não pode ser atribuído para mais de um usuário na plataforma.

4

Tipo de usuário: os tipos possíveis são: NOMINAL e SOMENTE LEITURA.

OBSERVAÇÃO:

Usuários nominais são aqueles que podem criar, inserir e editar conteúdo na plataforma. Já os usuários somente leitura apenas poderão consultar conteúdo gerado por outros usuários nominais.

5

Nome de usuário: Digite um nome de usuário para o novo usuário. Uma vez salvo, não será possível alterar o “Nome de usuário”.

6

Senha: Digite uma senha para a conta de usuário. Será necessária a compatibilidade com a política de senha informada ao lado deste campo.

7

Confirmação da senha: verifique a senha e repita neste campo. Certifique-se de digitar a mesma senha digitada no campo Senha.

8

Conta ativa: ativa ou bloqueia a conta do usuário. O usuário bloqueado devido a várias tentativas de acesso com falha, pode ser ativado novamente nesta opção.

9

Empresas: adicione ou retire o usuário de empresas existentes:

  • Na caixa de seleção, selecione a(s) empresa(s) que deseja atribuir ao usuário.
  • As empresas aparecem à direita da lista Empresas. Clique no ícone x em uma empresa para removê-la.
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Perfil de segurança: selecione um perfil de segurança adequado para o usuário. Cada usuário terá somente um perfil de segurança obrigatório.

NOTA:

Os perfis de segurança definem os parâmetros de acesso do usuário à plataforma. Para maiores informações, acesse: Perfis de Segurança.

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Aplicativos: define os aplicativos que o usuário terá acesso. Caso já estejam definidos os aplicativos no perfil de segurança, eles serão atribuídos neste momento ao usuário, e poderão ser alterados individualmente.

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Grupos: adicione o usuário a grupos de usuários existentes:

  • Na caixa de seleção, no campo “Pesquisa” digite o nome completo ou parcial de um grupo desejado.
  • Você deve inserir no mínimo um (1) caractere. A busca não diferencia maiúsculas de minúsculas.
  • Na lista de resultados retornados, clique na caixa à esquerda de cada grupo ao qual deseja adicionar o usuário.
  • Os grupos aparecem à direita da lista Grupos. Clique no ícone x em um grupo para removê-lo.
  • Selecione quantos grupos forem necessários.
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Clique em Salvar usuário.

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Para salvar e continuar na mesma janela para a criação de outro usuário clique em Salvar e criar outro.

15

Clique em Cancelar se desejar limpar todos os campos do cadastro.

Editar usuário

A edição de contas de usuário se assemelha com o procedimento de criar contas de usuário, na opção Gerência de Usuários.

1. Clique em Painel de Segurança, opção Gerenciar Usuários.

  • Você verá a página Pesquisa do usuário.

2. No campo Pesquisa de usuário digite o nome completo ou parcial de um usuário desejado.

  • Os usuários irão aparecer na tabela abaixo.
  • Na mesma linha do nome do usuário, na extremidade direita, clique no menu de Ações.
  • Será exibido o menu com a opção “Editar usuário”. Clique nesta opção.

3. A janela “Editar usuário” será mostrada com os campos preenchidos.

4. Altere o que for necessário, contudo, observe as restrições associadas ao “Editar usuário”.

RESTRIÇÕES:
  • O campo “Email” é único na plataforma, não será possível atribuir um email já utilizado por outro usuário.
  • O campo “Tipo de usuário” poderá ser alterado entre NOMINAL e SOMENTE LEITURA, entretanto observe que existe uma quantidade pré definida em contrato para cada tipo de usuário e que o sistema irá controlar essas quantidades, impedindo a inclusão ou alteração do usuário caso este saldo seja zerado.
  • Usuários definidos como SOMENTE LEITURA estarão restritos a grupos em sites, definidos com o papel “Consumer” (Consumidor), papel esse que dá direito a somente consultar conteúdo no repositório.

Bloquear Definitivo

Use essa opção para os casos em que o usuário deixará a empresa, e sua conta precisará ser bloqueada em definitivo. Uma conta bloqueada em definitivo somente poderá ser desbloqueada por uma solicitação ao suporte da plataforma através de formalização pelo Gestor do contrato.

Novo Usuário

Figura 4 – Janela modal Bloquear Definitivo.

1. Clique em Painel de Segurança, opção Gerenciar Usuários.

  • Você verá a página Pesquisa do usuário.

2. No campo Pesquisa de usuário digite o nome completo ou parcial de um usuário desejado.

  • Os usuários irão aparecer na tabela abaixo.
  • Na mesma linha do nome do usuário, na extremidade direita, clique no menu de Ações.

3. Clique na opção Bloquear Definitivo.

4. Entre com a justificativa obrigatória para respaldar o bloqueio definitivo da conta do usuário.

5. Em seguida clique em Bloquear definitivo.